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Plano de Negócio

PLANO DE NEGÓCIO

30 Anos

Abrir uma empresa de móveis planejados traz muitos desafios. É preciso acertar no futuro parceiro de negócio, na comunicação com o público e no relacionamento com os consumidores. Também é necessário e fundamental constituir uma equipe de profissionais capacitados, comprometidos e uma estratégia de venda diferenciada. 

É preciso ter claro, para as pessoas que irão investir neste modelo de franquia, que elas precisam buscar o conhecimento e a motivação para o negócio, principalmente estar conscientes das responsabilidades e solidariedade junto ao franqueador com relação a prestação de serviços que farão aos futuros clientes consumidores: vide o vídeo abaixo.

O conceito de sobrevivência da Planejar é construir um relacionamento sustentável com os franqueados, agregando valor ao seu negócio de forma contínua. Um plano de expansão com custo inferior ao de seus concorrentes. Estamos tratando da sobrevivência dos franqueados, que é a essência e a garantia do futuro da Planejar.


OPORTUNIDADES E AMEAÇAS

Escolha da franquia

A análise do mercado é de fundamental importância na busca do sucesso do franqueado da Planejar. Todo esse conjunto de informações será a base para a definição de métodos, estratégias, metas e projeções e através desta análise o franqueado irá identificar o mercado a ser atingido:

As oportunidades e ameaças de um negócio podem ser fatores favoráveis ou desfavoráveis, que podem ocorrer e afetar o planejamento do negócio. O franqueado deve identificar as oportunidades de mercado, em um cenário extremamente competitivo com concorrentes de grandes marcas no qual os hábitos de consumo sofrem mutações constantes. Os pontos a se considerar na percepção de oportunidades e ameaças, valem como as duas faces da mesma moeda: o que é oportunidade pode transformar-se em risco e vice-versa. Ficar à mercê da sorte é o que o franqueador não deve fazer.


SOBREVIVÊNCIA DA EMPRESA

A sua majestade, o cliente. Em última análise, é ele, quem justifica a existência da empresa. Não há sentido em desenvolver uma boa ideia e empreender ações que viabilizem o negócio sem pensar no cliente. Portanto, entenda quem serão aqueles indivíduos, empresas ou organizações que irão adquirir e consumir seus produtos e serviços.

Uma vez definido o Plano de negócio, é relevante conhecer muito bem as características do produto e a quem ele é destinado e assim projetar e planejar as vendas. O foco do negócio deve se concentrar no público-alvo que possui renda e condições de adquirir os produtos. As características e o comportamento do consumidor podem ainda ser determinado por suas relações interpessoais.

A sobrevivência da empresa está embasada no longo prazo que decorre dos conceitos previamente discutidos e estabelecidos pelo franqueador e franqueado. O Objetivo é garantir a sobrevivência da empresa e cultivar uma equipe que saiba montar e operar um sistema, que seja capaz de projetar um plano que consiste na independência da empresa e viabilizar um planejamento com custos inferiores ao de seus concorrentes, estamos tratando da sobrevivência dos franqueados.


TIME DE COLABORADORES

Ao montar a equipe, o empreendedor deve ter em mente que a empresa será a imagem de seus dirigentes. Trabalhar com um time capacitado e de primeira linha já é, por si, um excelente negócio. Mostre no Plano de negócio que sua equipe possui um nível de excelência muito bom e capaz de alcançar, ou mesmo ultrapassar, os objetivos propostos. Portanto descreva o cargo, salário, comissão, formação, conhecimento para cada funcionário e relacione suas responsabilidades e funções.

A maioria das empresas possui vendedores, que são responsáveis pela efetiva comercialização dos produtos e serviços oferecidos. Eles devem passar por rigorosa seleção. Programas de treinamento dos processos da venda em móveis planejados irão reforçar seus conceitos sobre a arte de vender, e lhes dar possibilidade de conhecer a história da empresa, produtos e políticas comerciais, bem como com as características do mercado e dos concorrentes. Estabeleça conosco as ações para as etapas dos treinamentos nos processos da venda.


OS PROCESSOS DA VENDA

É bom saber o que você espera da sua Franquia Planejar. Isto é importante porque os primeiros passos para atingir seus objetivos é identificá-los. Esta identificação também lhe permitirá elaborar um Plano de Ação sobre a maneira como você atenderá seus clientes.

Tenha em mente que a empresa só conseguirá se desenvolver se estiver organizada de modo a operacionalizar suas atividades e conduzir o negócio de maneira adequada. Em outras palavras, organização e método para que os processos de decisão e execução fluam sem entraves ou desperdícios. Eficiência nos processos é fundamental para um negócio bem-sucedido. Seguem as duas fases dos processos da venda.

PRIMEIRA FASE

01-Prospectar e pesquisar o mercado;
02-Captar atrair consumidores pontuais;      
03-Realizar a entrevista com o cliente;
04-Visitar o cliente e tirar as medidas;
05-Elaborar os projetos dos ambientes; 
06-Apresentar as propostas e valores
07-Realizar o fechamento do negócio

SEGUNDA FASE

08-Confirmar as medidas dos ambientes;
09-Realizar os pedidos nos fornecedores;
10-Contratar a transportadora dos móveis;      
11-Fazer entrega dos produtos no cliente;
12-Acompanhar os montadores no local;
13-A partir da entrega manter pós venda; 
14-Reter o relacionamento com o cliente;


ALIANÇAS ESTRATÉGICAS

O desenvolvimento de um bom relacionamento com os clientes é de extrema importância para a consolidação de uma imagem positiva da organização, dos produtos e serviços por ela oferecidos. Além disso, permite o controle ou afastamento de rumores ou histórias que possam prejudicar a imagem da empresa no mercado, afetando assim seu desempenho.

As parcerias na captação de clientes, também chamadas de alianças estratégicas, são relacionamentos de alto nível, de suma importantes para o negócio da empresa, firmados com outras organizações ou pessoas com o objetivo de agregar valor nas vendas, qualidade dos serviços e produtos. As alianças estratégicas permitem que as organizações se fortaleçam em busca de objetivos e benefícios comuns.


CONCEITO DE SOBREVIVÊNCIA

O conceito de sobrevivência da Planejar é construir um relacionamento sustentável com os franqueados, agregando valor ao seu negócio de forma contínua. Um plano de expansão com custo inferior ao de seus concorrentes. Estamos tratando da sobrevivência dos franqueados, que é a essência e a garantia do futuro da Planejar. 

Todo negócio precisa de uma infraestrutura inicial para sua sobrevivência, composta de bens e materiais que possibilitem a arrancada e o início das operações. No entanto, muitas vezes o empreendedor não possui os recursos próprios suficientes para arcar com estes investimentos e surge a necessidade de financiamento. Com base nessas informações, o PLANO DE NEGÓCIO da Planejar contribuí para esclarecer e definir o que será preciso e como o interessado pretende buscar os recursos financeiros. 


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